terça-feira, 12 de maio de 2009

Moção de Saudação - 25 de Abril


25 de Abril - 35 Anos de Liberdade e Democracia

No dia 25 de Abril de 1974 deu-se início a um novo período na história de Portugal. Pela primeira vez em 831 anos de história foi possível fazer a transição para uma democracia universal, com direitos, liberdades e garantias para todos os cidadãos.
O fim da perseguição, das prisões políticas, do medo, da clandestinidade e do exílio, que eram práticas ou consequências do regime fascista vigente deste 1926, permitiu o desenvolvimento de um país a todos os níveis melhor.
O fim da guerra colonial, guerra cegamente incitada pelo Estado Novo, e o reconhecimento da autodeterminação dos povos das antigas colónias permitiu o fim da opressão e das injustiças e reconciliou o nosso país com a comunidade internacional.
O assinalar desta data histórica deve ser um imperativo, não só para não deixar expirar a memória, mas, e principalmente, para perseguir e manter sempre actuais os ideais de liberdade, igualdade e democracia. Nos tempos turbulentos e, por vezes, nebulosos, em que vivemos é por vezes difícil ver qual o melhor caminho a seguir. A crítica pela crítica, o bota-abaixo, a calúnia, os ataques às instituições democráticas e o desrespeito público pelos eleitos democraticamente pelo povo, destroem a democracia. A única resposta válida num sistema democrático é mantermo-nos fiéis aos ideais da liberdade, igualdade e democracia e aumentar a transparência do sistema e do actual regime.

Como reconhecimento da data histórica, mas sempre actual, a Assembleia de Freguesia de Bobadela saúda:

1- Os capitães de Abril e todos os militares que defenderam o estabelecimento de um regime democrático e pluralista;

2- O povo português pela sua coragem em sair à rua em apoio à Revolução dos Cravos;

3- Todos os combatentes anti – fascistas que ao longo de quase 50 anos lutaram e sofreram às mãos de um regime autoritarista;

4- O regime democrático e pluralista, fazendo votos que as más lições do passado sejam relembradas para que nunca mais voltem a acontecer.


O grupo de eleitos do Partido Socialista
Bobadela, 17 de Abril de 2009

Esta moção de saudação foi apresentada na Assembleia de Freguesia de Bobadela no passado di 17 de Abril e foi aprovada com os votos a favor do PS, PSD e CDU e a abstenção do BE.

Sem comentários:

Enviar um comentário