terça-feira, 12 de maio de 2009

Moção de Saudação - 1º de Maio


1º de Maio - Dia Internacional do Trabalhador

A celebração do 1º de Maio de 2009 reveste-se de um simbolismo relevante. Tendo a sua origem na luta dos operários de Chicago, EUA, em 1886, para a obtenção de melhores condições de trabalho, a actualidade da data ainda está muito presente.

No actual ambiente económico de crise acentuada em todo o mundo, a defesa dos trabalhadores é não só necessária como obrigatória. A luta por melhores condições de trabalho, mais dignas, democráticas e justas, é actual e imperativa.
Apesar das transformações ocorridas nas relações laborais desde 1886, só actualizando-as, para que sejam justas, e partilhando o esforço de recuperação económica entre as empresas e os trabalhadores, será possível ultrapassar este período negativo.

A Assembleia de Freguesia de Bobadela, reconhecendo a importância da data e a pressão que as relações laborais sofrem em períodos de crise económica:

1- Apela às empresas da freguesia e do concelho para que mantenham os trabalhadores e que realizem todos os esforços para recuperar o crescimento dos negócios;
2- Apela aos trabalhadores, sindicatos e empresários para que cheguem a acordos justos e honestos para as suas relações laborais, que possibilitem ganhos em ambas as partes;
3- Saúda e louva todos os trabalhadores que vivem e exercem as suas funções em democracia e liberdade
4- Saúda o feriado, relembrando todos os trabalhadores que sofreram na busca de garantia dos seus direitos
5- Apela à participação dos trabalhadores nas diversas comemorações do 1.º de Maio


O grupo de eleitos do Partido Socialista
Bobadela, 17 de Abril de 2009

Esta moção de saudação foi apresentada na Assembleia de Freguesia de Bobadela no passado dia 17 de Abril e foi aprovada com os votos a favor do PS e PSD, abstenção da CDU e voto contra do BE.

Sem comentários:

Enviar um comentário